top of page

1 - E A GRANDE MÃE VIROU DEUS PAI!

Atualizado: 29 de jan. de 2022


Mother Earth- The Legend of Aataentsic
Criador:Dennis Jarvis - Wikimedia Commons

Aviso: Este site é também um livro. Aqui os assuntos são apresentados comos posts, no livro eles virão em capítulos. Inspirado nas pegadas do grande historiador italiano Carlo Ginzburg, este texto foi elaborado usando o método indiciário explicitado no magistral livro do autor: O queijo e os vermes. Sua elaboração seguiu pistas e indícios rarefeitos, pois nossos ancestrais não deixaram ideias escritas, mas apenas indícios das concepções simbólicas que foram se modificando ao longo do tempo até transformar a Grande Mãe do passado paleolítico no Deus Pai do presente. O caminho foi longo!


Assim sendo, se você não gosta muito de ler e não tem vocação para Sherlock Holmes é provável que não se anime a enfrentar mais de uma centena de páginas do livro. Contudo, se sua curiosidade por um determinado assunto específico for maior que sua preguiça, ou impossibilidade de ler, você pode acessar cada tema do seu interesse nos posts ou nos demais materiais disponíveis no site. Mas, se você é um amante da leitura, terá o livro completo ao seu dispor, em forma de e-book, que você poderá acessar aqui no site.


Este site se presta a fins educativos e não visa a obtenção de lucro.



Objetivos do site:


Este site tem por objetivo buscar as raízes da transformação da GRANDE MÃE em Deus Pai. Não de modo exaustivo, pois isso seria trabalho acadêmico para uma vida inteira, ou inúmeras. Este livro foi elaborado para ser didático e de fácil compreensão, sem deixar de ser profundo. Ele foi feito para os não-acadêmicos. De linguagem descomplicada, ele não aprofunda as intermináveis {porém necessárias} discussões acadêmicas, visto que esse não é seu objetivo,mas dá dicas para quem desejar fazê-lo. De forma objetiva e simples, ele procura elucidar questões, mas, inevitavelmente, acaba levantando mais questionamentos do que respostas. Ao longo do texto, abaixo do parágrafo em questão se encontram as referências bibliográficas para os que quiserem se aprofundar.


Não há respostas simplórias para grandes questões. Para entender quando e como a Grande Mãe foi transformada em Deus Pai é necessário percorrer milênios de história, pesquisados em diversas áreas acadêmicas, cujos estudos muitas vezes estão apenas começando. Conforme avançam, alguns pontos já deixam de ser apenas hipóteses de trabalho e ganham consistência de tese, porém nunca de verdade absoluta, visto que esta não existe. Ainda falta muito para tais teses serem aceitas, mas os indícios se avolumam. Algumas teses ganham força:

1 - quando os interesses do clero se aliam aos interesses militares, as mulheres são as primeiras vítimas. Estes fatos aconteceram na Mesopotâmia e Egito e estão profundamente relacionados com a história de Abraão, o primeiro patriarca e, se brincar, são encontradas no aqui e agora.

2 – os símbolos femininos são usurpados pelos homens para serem, em seguida, demonizados e destruídos. Os “ídolos” destruídos por Abraão e Moisés nos inúmeros relatos do Antigo Testamento são, na verdade, os símbolos da Grande Mãe. Lentamente, ao longo de milênios, Ela foi perdendo a guerra. Dos seus escombros surgiu um Deus masculino, solitário, ciumento, vingativo e misógino. Como a Grande Mãe sempre representou a própria Natureza, ambas foram alvo da destruição que se arrasta até os dias atuais.


A quem ele se destina: A todas e todos que se interessam pelo tema, porém, mais especificamente, para a classe trabalhadora, para as/os participantes dos movimentos populares, movimento sindical, partidos progressistas, estudantes, transgressoras e transgressores da ordem dominante e construtores de um mundo novo.


Quanto a mim, Neide Miele, sou professora aposentada da Universidade Federal da Paraíba, concursada no Departamento de Ciências Sociais em 1986, onde permaneci até 2010, ano em que ajudei a criar o Departamento de Ciências das Religiões, no Centro de Educação, da UFPB, que conta atualmente com cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado.

Maiores informações na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/2886431459016421

640 visualizações9 comentários

Posts recentes

Ver tudo

9 Comments


paulino4x4
Sep 04, 2023

Bom dia, Professora, parabéns pelo seu trabalho: a um só tempo, culto, repleto de referências, e de ótimo nível de divulgação.

Like

joaquim Silva
joaquim Silva
Jan 19, 2023

Bom dia, profª. Neide !

Graças,por suas aulas, por este estudo tão humano.

Já atento à continuação e novas de suas melhores condições.

Grande abraço 💝

Like

raildaleluia
Aug 02, 2022

Boa tarde/noite professora Neide.Encantada com as suas aulas no canal Paz e Bem.Acredito na Ciência e na busca pelo conhecimento, incluindo o auto conhecimento.Obrigada por compartilhar seu vasto conhecimento e com imagens magnificas para todos os que acreditam na espiritualidade plural.Paz e bem

Like

poetadaalma
Jul 27, 2022

Tranqüilo em alegria que desconcerta e por um amor maior: a gratidão é o vinho da alma! Ermitão Pe Everaldo Paixão

Saúde e bênção: paz e luz!

"O tempo foge!"

"Cada minuto pode

ser um minuto sagrado."

"Colha o dia!"

Like

Luciano Márcio Militao
Luciano Márcio Militao
Jun 03, 2022

Estou acompanhando as aulas sobre este tema do sagrado feminino no canal Paz e Bem. A cada aula uma revelação intrigante e inspiradora. Gratidão!

Like
bottom of page